Meu Malvado Favorito 3 é um filme de animação que chegou às telonas em 2017, dirigido por Pierre Coffin e Kyle Balda. A história de Gru, agora com uma nova parceira, Lucy, e suas filhas, Margo, Edith e Agnes, continua a conquistar o público com sua trama divertida e emocionante. No entanto, ao longo da produção, houve algumas polêmicas envolvendo a censura do conteúdo.

O primeiro ponto de censura ocorreu na tradução do título original Despicable Me 3. No Brasil, foi traduzido para “Meu Malvado Favorito 3” e em Portugal para “Gru - O Maldisposto 3”, devido a questões culturais e de idioma. Este fato pode não ser considerado uma censura em si, mas denota a importância da adaptação às diferentes culturas e público-alvo.

Além disso, o filme apresenta cenas violentas e de destruição que foram reduzidas para se adequar à classificação indicativa do Brasil, que é de livre para maiores de seis anos. As cenas de ação tiveram sua intensidade diminuída, com menos explosões e lutas, para evitar impactos negativos às crianças que assistem ao filme.

Outro aspecto que sofreu alterações para se adequar à censura foi em relação às piadas de duplo sentido. Algumas cenas apresentavam insinuações sexuais ou palavrões, que foram cortados ou suavizados para não gerar desconforto ou constrangimento na plateia.

Ainda, algumas referências culturais americanas foram modificadas para que o filme pudesse ser compreendido em outras partes do mundo. Por exemplo, em uma cena, Gru e sua família vão à Feira Estadual de Iowa, nos Estados Unidos. Na versão brasileira, a feira é ambientada no Brasil, para que o público se identifique com o cenário.

Apesar das interferências da censura, a história de Meu Malvado Favorito 3 manteve sua essência, divertindo e emocionando o público. As alterações foram necessárias para que a animação pudesse ser assistida por pessoas de diferentes idades e países, sem gerar conflitos ou desrespeito às normas de classificação indicativa.

Em suma, o filme Meu Malvado Favorito 3 passou por algumas questões de censura para se adequar às diferentes culturas e limites de classificação indicativa. Mas, apesar das modificações, a história de Gru, Lucy e as meninas continua a conquistar corações e a levar sorrisos a quem assiste.